Nos dias 16 e 17 de novembro de 2023 o município de Vidal Ramos enfrentou uma das piores enchentes já registradas na história do município.
Os rios (Molungu e Santa Cruz) que cortam a cidade estiveram bem acima de seu nível normal causando muitos transtornos e destruição.
Segundo levantamento da Prefeitura Municipal juntamente com a Defesa Civil um total de 23 pontes foram totalmente arrancadas pela força das águas, e outras dezenas tiveram danos parciais.
A ultima vez que as águas dos rios invadiram a Avenida Jorge Lacerda havia acontecido a 22 anos, ou seja no exercício de 2001.
O sistema viário municipal foi fortemente castigado não só pela quedas das pontes mas muitos deslizamentos de terras foram registrados em todas as comunidades do interior do município.
AS IMAGENS DAS ENCHENTES DOS DIAS 16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2023 ESTÃO SEPARADAS POR COMUNIDADE
COMUNIDADE DE ALTO SANTA LUIZA
Nesta comunidade os estragos se concentraram na queda de barreiras e danificação de pontes, principalmente a ponte localizada na propriedade de José Luiz Schmitz
COMUNIDADE DE CAMPESTRE
Na comunidade de Campestre os estragos se concentraram no asfalto que liga a Rodovia até na Igreja da comunidade.
As fortes chuvas danificaram o asfalto que havia sido recentemente construído.
ACESSO AO MORRO DA TARTARUGA
A estrada de acesso as residências que passam pelo Moro da Tartaruga ficou completamente interditada em virtude de barreiras e arvores que tomaram o leito da estrada.
COMUNIDADE DE PRAÇA STOLTENBERG
Na comunidade de Praça Stoltenberg os estragos maiores foram nas pontes da comunidade. A ponte de acesso a residência de Lauro Kahl foi totalmente arrancada pela força das águas e a Ponte que liga Vidal Ramos a Presidente Nereu, nas proximidades da residência de Ivanor Detzel foi parcialmente destruída, interrompendo completamente o tráfego de veículos.
COMUNIDADE DE RIO DOS COUROS
Nas comunidades de Rio dos Couros, da Curticeira e da Barra os estragos se concentraram nas estradas e nas pontes de acesso em virtude de barreiras e erosão nas cabeceiras das pontes.
COMUNIDADE DE SALSEIRO
Na comunidade de Salseiro dois pontos da estrada geral foram bastante danificados (perto da propriedade de Egon Boing e no Morro da Igreja). Além disso foram danificadas as Pontes da Votorantim e a ponte de acesso ao Clube Ypiranga.
Dentre as instalações que sofreram maiores danos foi o Cervida, e as residências dos Senhores Ingo e Joscemar.
COMUNIDADE DE MOLUNGU
A comunidade de Molungu foi bastante afetada pelas enxurradas.
A propriedade de Adilson da Cruz teve bastante prejuízos materiais em vista de rachaduras no terreno mas imediações de sua casa.
Varias pontes também foram destruída, dentre elas a Ponte Bertolino Leandro, Ponte Edenalte de Souza, Ponte do Peca, Ponte Elizete e Ponte João Paulo.
A estrada geral e alguns acessos secundários também sofreram bastante danos em virtude de barreiras e erosão causada pelas fortes chuvas.
COMUNIDADE DE SÃO DOMINGOS
Na comunidade de São Domingos também ocorreram muitos danos principalmente na estrada geral, em acessos secundários e pontes.
Dentre as pontes mais afetadas podemos destacar as Pontes denominadas de Ponte Alexandre Schlistinchg, Ponte Idionor Coelho, Ponte Rainilda Machado e Ponto Paula Schlistinchg.
RODOVIA SC 486
A rodovia de acesso ao município de Vidal Ramos também foi bastante danificada. A ponte de acesso no Morro Paulo Schmitz teve que ser interditada e vários pontos sofreram com barreiras e desnível/quebra do asfalto.
CENTRO
O centro do município de Vidal Ramos nunca havia enfrentado uma enchente de tamanha proporção.
Pontes foram totalmente destruídas e outras muito danificadas. Dentre elas podemos destacar: Ponte João Prim, Ponte Edilson Boing, Ponte Beto Souza, Ponte Molungú, Ponte das Furnas.
Algumas residências também contabilizaram sérios prejuízos como de Alzira Rengel, Bruna Thechrin, Garagem Orlando Petry, Josemar, Marcio Cortez, Sandro Hoeppers, Claudinei Fermino junto com o Clube Fluminense que teve grandes prejuízos em suas instalações físicas.
COMUNIDADES DE FAZENDA RIO BONITO, TIFA DOS PORTOS, INDAIAL E RIO DOS BUGRES
Outras comunidades como Fazenda Rio Bonito, Rio dos Bugues e Indaial também sofreram bastante dados principalmente na erosão das estradas e destruição parcial de pontes.
Na comunidade de Indaial a Ponte foi bastante danificada.
COMUNIDADE DE SANTA LUIZA
A comunidade de Santa Luiza foi bastante castigada pelas enchentes em virtude de barreiras, erosão da estradas e queda de pontes.
Foram totalmente destruídas a Ponte do Flamenguinho, Ponte Lauro Backes, Ponte Lindomar Schmirtz (Dunke), Ponte Onivaldo Decherin e Ponte Valtenir Martendal
ABAIXO ESTÃO RELACIONADOS VÁRIOS VIDEOS QUE REGISTRARAM AS ENCHENTES DE NOVEMBRO DE 2023
Adicionar Conteúdo